orkut, comunidades, namoros e mensagens
Tudo sobre orkut, namoro, comunidades e mensagens

Como é possível apagar os rastros das páginas visitadas na internet

é possível ocultar rastros da internetSaber o que as pessoas fazem na internet tem cada vez mais se tornado uma tarefa necessária para muita gente. Desde serviços de investigação e espionagem, até pais querendo proteger os filhos, muitos precisam acompanhar os rastros deixados pela navegação alheia na web. Mas, o que nem todos sabem, é que é possível apagar boa parte desses rastros, pelo menos localmente.

Quem quer esconder o que faz na internet, ocultar quais páginas visitou recentemente, que fotos viu, quanto tempo ficou em cada site, ou que termos pesquisou no Google ou outros buscadores, já pode usar programas gratuitos muito eficientes que simplesmente apagam as informações deixadas no computador usado.

Quais são os rastros deixados quando se navega na Web?

Quando acessamos a internet, geralmente usamos um navegador, programa que "navega" entre os diversos endereços exibindo os conteúdos deles de forma universal. Acontece que esses softwares aproveitam diversos recursos criados originalmente para facilitar a vida dos internautas que acabam deixando registros no micro capazes de mostrar em quais sites o usuário entrou, em que horário foi feito o acesso, que imagens foram vistas, programas baixados, etc...

Esses registros geralmente entregam as seguintes informações:

  • endereços (URL) digitados diretamente na barra de endereços
  • endereços (URL) acessados a partir de cliques em outros sites
  • nomes de usuários (login) usados para acessar áreas restritas e serviços
  • senhas (caso a opção "salvar senhas" esteja ativada)
  • cópias das páginas (HTML) e fotos (GIF, JPG, BMP, PNG) exibidas
  • cookies deixados por sites com sistemas de identificação
  • palavras-chave ou termos digitados nos sites de buscas (Google, Live Search, Yahoo!, Altavista, etc.)

E como é possível descobrir o que foi visto na internet?

Para ter acesso a essas informações, basta algum conhecimento básico de como funcionam os programas usados para navegação. O mais comum, Internet Explorer, da Microsoft, por exemplo, salva todos os dados das páginas, fotos, vídeos e músicas acessadas na internet em uma pasta chamada "Temporary Internet Files", que ele deveria usar para tornar um eventual próximo acesso ao mesmo endereço mais rápido.

Assim, se você acessar o computador logo após o uso da pessoa que quer investigar, basta abrir a pasta "Documments and Settings", que geralmente fica na Unidade "C:/" e ir navegando nas pastas exibidas. No diretório "Configurações locais", que existe em cada pasta com nome de cada usuário que usa o micro, está a pasta "Temporary Internet Files". Pronto! Esses arquivos listados todos foram os acessados recentemente através da web. Note que existem informações como a data e hora do ultimo acesso, que tipo de documento é, em que URL (endereço do site) está, etc...

Esses caminhos funcionam para micros com o Windows XP e 98, mas não mudam muito nas outras versões do Sistema Operacional. Uma alternativa é ir pelo Painel de Controle, abrir "Opções da Internet", achar a aba "Histórico de navegação" (aba Geral, no IE7) e clicar em "configurações". Abrirá uma janela com o botão "Exibir arquivos", que te levará à pasta onde os temporários estão...

Como saber o que foi pesquisado no Google?

Uma dica primária, porém muito eficiente, é simplesmente abrir o Google de novo e ir digitando letra a letra do alfabeto no formulário de pesquisa. Digite, por exemplo, "a", e espere um pouco. Se a pessoa pesquisou algo começago com "a", o termo aparecerá numa listinha suspensa... Daí, basta vc clicar novamente sobre ele e pressionar enter. O Google trará a mesma página exibda para a pessoa anterior, e os endereços clicados por ela estará com o link em uma cor diferente dos demais... É um jeito grosseiro mas eficaz de refazer trajetos web.

Para preservar a privacidade, medidas simples

Todas essas opções de registro automático dos passos dados na internet podem ser revertidas facilmente acessando as opções do seu Navegador e algumas funções do sistema operacional. Mas, como a intenção desse artigo é ser prático, vamos sugerir um programinha leve, gratuito e eficiente que pode ajudar na hora de apagar os vestígios de sua navegação na internet. O CCleaner é um ótimo recurso para garantir sua privacidade escondendo os rastro do que fez na web e ainda assegurando mais velocidade para seu computador. Para saber mais sobre com instalar o CCleaner, visite "CCLEANER: Manutenção grátis para seu Windows não travar e ficar mais rápido"


Tags:


x